domingo, 29 de abril de 2012

vamos falar sobre virtude

Uma das coisas que eu acho que vale mais a pena é escrever o que você está pensando/sentindo. Tanto coisas boas quanto ruins. Já deu pra perceber que eu gosto de escrever desses dois lados aqui.


Hoje eu decidi revisar um pouco a respeito de onde eu já estive e onde eu estou. Pra isso, resolvi fazer uma atividade de um livro que eu usava diariamente na época em que trabalhei como missionário, o nome do livro não podia ser diferente: "Pregar Meu Evangelho". Essa atividade consiste em simplesmente anotar as suas respostas, que variam entre 1 a 5, a respeito de atributos ensinados e vividos por Jesus Cristo, como caridade, paciência, fé, dentre outros.


Outra coisa que aprendi como missionário é: sempre anotar as coisas que pensamos, por isso que estou aqui escrevendo! :) (Obrigado Elder Richard G. Scott por enfatizar tanto isso, heheh)

Gosto muito do 'Pregar Meu Evangelho', ele é muito simples, claro e direto. Frases curtas e é isso. Pra mim, parece que eu consigo prestar mais atenção quando algo é escrito dessa forma.



O que mais me chamou hoje foi a respeito da Virtude. Já que hoje eu gostaria de ter sido um pouco mais virtuoso.


(o que segue não está exatamente da mesma forma como escrito no PME)
'A virtude se origina em seus pensamentos e desejos mais profundos. É um padrão de pensamento e conduta baseado em elevados padrões morais.[a](...) As pessoas virtuosas se concentram em pensamentos dignos e inspiradores e colocam para fora  da mente os pensamentos indignos que conduzem a ações indevidas. [b] Oram pedindo forças. Arrependem-se rapidamente de seus erros e pecados. [c]
Esses pensamentos ruins não terão poder se o palco de sua mente estiver ocupado por pensamentos virtuosos, como um hino ou um versículo de escritura que você decorou para poder lembrar nos momentos difíceis. [d] Se você controlar o palco de sua mente, poderá resistir com sucesso ao insistente apelo para que ceda à tentação e faço algo errado. Você pode TORNAR-se puro e virtuoso.' [e]


Tá bom, vamos lá. 


O que eu copiei ali em cima já é um 'trim' do texto completo sobre Virtude. Vou mostrar a razão de eu tê-lo cortado dessa forma e o que eu acho e aprendi sobre esse atributo: (e ah, o que eu escrever é sobre tudo que vem antes da respectiva letra)


[a] - A virtude está na mente. É uma condição. Sabe quando a gente tem um trauma e se esforça para não pensar naquilo? Ou quando vemos alguma coisa forte, sei lá, uma cena de um filme que não é muito agradável e tentamos tirar aquilo da nossa cabeça. Parece que quando eu tinha uns 13 anos de idade era impossível eu tirar a cara do assassino do filme "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" da minha mente, morria de medo na hora de dormir. Até que eu consegui bolar um mecanismo de defesa para não pensar nisso. Tinha que colocar outra coisa na mente! E naquela época, só uma coisa conseguia tomar o lugar do cara do filme na mente, e não era nada de cunho religioso. Eu imaginava uma rotina de um ciclista de BMX num half-pipe. Tail-whip, um flair, um bar-spin, manobras desse tipo. Geralmente era o Dave Mirra quem executava essas manobras. E isso dava certo. 


[b] - Bom, então aqui a gente pode definir uma pessoa virtuosa como alguém que consegue dominar a sua mente de tal forma que ela consegue tirar os pensamentos que são indesejáveis da sua mente, e trocá-los por pensamentos e idéias que são mais, digamos assim, edificantes. O 'colocar pra fora' que é interessante. É um padrão mesmo de pensamento, de conduta de pensamento. Tem alguma coisa na minha mente que eu não quero que esteja lá? Eu vou tirar e pronto e acabou! É possível condicionar a sua mente para tanto.


[c] - Não está escrito aqui que pessoas virtuosas não erram, mas sim que elas se arrependem rápido de seus erros e pecados, e oram pedindo forças. Essa visão otimista dos erros (de não se deixar abater por eles), determinada e focada em melhorar é uma característica que irá nos ajudar não só espiritualmente, mas em todos os lados da nossa vida. 


[d] - Agora vem a dica dada pelos líderes da Igreja (apóstolos e profetas), ou seja, a dica que o próprio Senhor nos dá hoje, uma vez que em muitos casos os primeiros são guiados diretamente pelo Segundo, tendeu?
A dica é: troque o pensamento ruim por alguma escritura (visto que hino é também uma escritura). Vamos analisar mais de perto: 'que você decorou para poder lembrar nos momentos difíceis'. Logo, eu preciso decorar algo SÓ para esses momentos!


[e] - Há um apelo insistente para que façamos algo errado. Independente do que seja, naturalidade do homem, alguma força maligna, whatever, é possível controlar a mente para que ela seja palco do que nós achamos que ela deva ser palco! É possível se tornar puro e virtuoso. Existem pessoas que já tem uma pré-disposição maior para não ter coisas ruins da mente, por simplesmente não pensá-las com tanta frequência. Mesmo esse não sendo o caso, é possível mudar e deixar a mente mais tranquila, pura, limpa, calma: virtuosa.